Cannes Lions anuncia presidentes de júri para 2021 – Cannes Lions

Composição do júri é 57% feminina, a maior participação de profissionais mulheres da história do prêmio;

 

O brasileiro Luiz Sanches, da AlmapBBDO, presidirá a categoria Outdoor Lions

 

São Paulo, janeiro de 2021 – O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, comunica que hoje foi anunciada a lista completa dos presidentes de júri para a premiação do Festival que acontecerá em junho de 2021. Bozoma Saint John, Merlee Jayme e Geoff Northcott completam a lista e se juntam aos presidentes do júri inicialmente nomeados para os prêmios de 2020.

 

“Sabemos que, após o adiamento da premiação do ano passado, nossos presidentes do júri estão ansiosos para começar. Eles estarão liderando o júri em um ano único, premiando os Leões de 2020 e 2021 – um trabalho imenso, mas que proporcionará uma reflexão e uma visão cruciais sobre a jornada recente e sem precedentes do setor. Felizmente, eles são um grupo de indivíduos extremamente talentosos e mais do que qualificados para assumir o trabalho de definir o novo benchmark criativo do mundo,” comenta Philip Thomas, presidente do LIONS.

 

O Festival reconhece e celebra a criatividade que impulsiona o progresso desde 1954. Susan Credle, executiva chefe global de criação da FCB, será a presidente do júri na categoria Titanium deste ano – Lion que premia o trabalho revolucionário que marca uma nova direção para a indústria e a leva adiante. A executiva revela que “A publicidade na sua melhor criatividade é um dos mais poderosos agentes de direção econômica, solução de problemas de negócios e mudança de cultura no mundo. Ao celebrar o trabalho no Festival Cannes Lions, somos lembrados de nosso potencial e inspirados a vivê-lo”.

Credle se junta a um grupo de 16 mulheres presidentes de júri, tornando a divisão de gênero 57% feminina e a maior representação de líderes femininas na história do Festival.

 

Bozoma Saint John, diretora de marketing global da Netflix, também integra a lista de presidentes, na categoria Glass – o júri do Lion for Change. “Já ouvi dizer que ‘o futuro é feminino’, mas a realidade é que as mulheres deram contribuições incríveis no passado, estão tornando seu impacto conhecido no presente e mudarão totalmente o futuro. Portanto, precisamos reconhecer as marcas e anunciantes que estão impulsionando o progresso e mudanças positivas no mundo, refletindo um mundo igual. É por isso que os Leões em Glass são tão importantes – os prêmios darão destaque ao trabalho que realmente impactou a questão da desigualdade de gênero. Mal posso esperar para ver como as marcas estão abordando esse desafio contínuo de maneiras novas e frescas este ano”, revela a executiva.

O julgamento acontecerá durante o Cannes Lions em junho. “Por nossas conversas com os presidentes do júri, sabemos que há uma esperança compartilhada de que o julgamento ocorrerá fisicamente no Festival em junho. Caso isso seja impossível, criamos uma experiência de julgamento remoto – utilizada com sucesso em nossos prêmios regionais – que é o mais próximo do julgamento físico que podemos fazer. É uma parte crucial de todos os nossos prêmios do Lions; uma experiência humana, mas também um processo rigoroso e robusto”, pontua Simon Cook, diretor administrativo do LIONS.

 

O Cannes Lions está programado para ocorrer de 21 a 25 de junho de 2021 e irá incorporar a premiação dos Lions de 2020 e 2021. Mais informações sobre os Lions podem ser encontradas em canneslions.com

Os presidentes do júri de 2021 foram confirmados da seguinte forma: 

Communication Track

Titanium Lions – Susan Credle, chefe executiva global de criação da FCB

CCO global do FCB desde janeiro de 2016, Credle reacendeu a rede e reforçou sua reputação criativa. O brilhantismo criativo por trás de vários trabalhos icônicos com vários Leões, incluindo “Human” do M&M e “Mayhem” da Allstate, Credle recebeu diversos elogios da indústria. Nomeada como uma das “100 Mulheres Mais Influentes” pela AdAge, “Mulheres Mais Criativas na Publicidade” pelo Business Insider e, em 2017, nomeada Matrix honouree pela New York Women in Communications.

Design Lions – Pum Lefebure, chefe executiva de criação da Design Army

Diretora de criação premiada e líder de negócios experiente, Lefebure é a cofundadora e diretora de criação do Design Army, liderando campanhas globais de marcas para clientes, incluindo Hong Kong Ballet, Oscar, PepsiCo, Karl Lagerfeld, Adobe e The Ritz -Carlton. A executiva tailandesa foi nomeada uma das 100 criativas pela Adweek, Top 50 People to Watch em design gráfico dos EUA e uma estrela em ascensão pelo Washington Business Journal’s Women Who Mean Business. Lefebure também foi destaque na Forbes, Entrepreneur, The New York Times e Fast Company.

 

Film Lions – Richard Brim, chefe executivo de criação da adam & eveDDB

Desde que Brim ingressou na adam & eveDDB em 2013, a agência ganhou sete Grands Prix no Cannes Lions, além de ser nomeada Agência do Ano em 2014 e 2018. Em 2019, Brim foi premiado como Diretor de Criação do Ano da AdAge, bem como Criativo do Ano pela Campaign Magazine. Os recentes destaques criativos notáveis para seu departamento de criação incluem o trabalho de Natal vencedor do Lion John Lewis, Project 84 for Calm, o lançamento do FIFA 18 e o Projeto Gene Marmite.

 

Mobile Lions – Andrew Keller, VP, diretor global de criação do Facebook

O trabalho de Keller foi reconhecido globalmente no Cannes Lions, conquistando três Grands Prix Titanium em sua carreira. Keller lidera o desenvolvimento de experiências e criativos em todos os níveis para o público de negócios do Facebook em todo o mundo. Antes do Facebook, ele passou 18 anos trabalhando com a agência de criação CP+B. Sob sua liderança e mandato, a agência foi nomeada Agência do Ano 13 vezes pela Ad Age e Adweek, bem como Agência da Década pela Ad Age.

 

Outdoor Lions – Luiz Sanches, presidente, chefe executivo de criação & sócio da AlmapBBDO

Sanches recebeu mais prêmios do que qualquer outro criativo brasileiro, incluindo mais de 180 Leões no Festival. Em 2018, ele também atuou como presidente do júri de Film do Cannes Lions. A Almap é quatro vezes a Agência do Ano no Festival e a agência brasileira de melhor desempenho na história do Lions. Em 2013, Sanches tornou-se sócio da AlmapBBDO, onde agora é presidente e CCO e atua no Conselho de Criação Global da BBDO. O Gunn Report já o nomeou como melhor diretor criativo do mundo.

 

Print & Publishing Lions – Liz Taylor, executiva global de criação na Leo Burnett / chefe executiva de criação global na Publicis Communications NA

O cânone de trabalho criativo de Taylor rendeu a seus clientes inúmeros Leões no Festival, junto com outros prêmios. Liz supervisiona a visão criativa global da Leo Burnett, a terceira rede de criação mais premiada do mundo (The Gunn Report) e lidera a criação da Publicis Communications North America. Liz foi nomeada “Woman to Watch” pela Ad Age e membro da Adweek “Creative 100,” graças ao seu compromisso com a excelência criativa.

 

Radio & Audio Lions – Merlee Jayme, presidente global da Dentsu mcgarrybowen/Chairmom Dentsu Jayme Syfu

Merlee Jayme é a presidente global da Dentsu mcgarrybowen e presidente da Dentsu Jayme Syfu. Ela é a primeira filipina a ser premiada como a Criativa do Ano para o Sudeste Asiático pela Campaign Asia Pacific Agency of the Year e Asia Women Marketeer 2019. Quando o The Drum Global Ranking anunciou os 100 principais diretores criativos do mundo, houve apenas 8 mulheres na lista – uma delas era Merlee Jayme. Ela ganhou prêmios importantes, incluindo um Cannes Lion Grand Prix para Mobile. Merlee é uma feminista que lidera o projeto #sistergood da Dentsu para a liderança feminina, autora/ilustradora de um best-seller intitulado “Todos podem ser criativos”, mãe de 4 lindas garotas e uma inspiração para quebrar o teto de vidro neste mundo dos homens.

 

Craft Track

Digital Craft Lions – Jax Ostle-Evans, diretora gerente da Stink Studios

Ao longo de sua carreira, Jax ganhou 16 Leões de Ouro e 15 de Prata, entre outros prêmios do setor. Ela também foi membro do júri do Film Craft Lions em 2015. Ostle-Evans ingressou na Stink Studios London como produtora executiva, tornando-se diretora administrativa em 2017. Seu conhecimento combinado de cinema e digital permitiu-lhe liderar uma série de projetos inovadores integrados enquanto ajudava na transição da Stink Studios de uma produtora digital para uma agência estratégica e criativa.

Film Craft Lions – Kerstin Emhoff, president da PRETTYBIRD

Emhoff é co-fundadora e presidente da PRETTYBIRD, uma empresa de produção híbrida e estúdio criativo que produz entretenimento e conteúdo original ao lado de cineastas, estúdios e marcas. Por mais de 10 anos, PRETTYBIRD desenvolveu um corpo diversificado de trabalhos, desde vídeos musicais e publicidade até documentários premiados. Emhoff recentemente terminou de produzir Ready For War, um documentário de longa-metragem que estreou em 2019 no TIFF e foi adquirido pela Showtime. Sob sua liderança, PRETTYBIRD arrecadou vários prêmios do Lions, juntamente com Grammys e MTV Video Music Awards.

 

Industry Craft Lions – Jayanta Jenkins, EVP, chefe de marketing da Disney+

Com um histórico de 17 anos no setor como líder criativo e de marketing, Jenkins é cofundador da organização sem fins lucrativos Saturday Morning e o recém-nomeado vice-presidente executivo, chefe de marketing da Disney+ na Disney. Antes de se tornar vice-presidente executivo da Disney, Jenkins foi o diretor executivo de criação global responsável pela direção criativa da conta global Samsung Mobile em sua agência interna. Jayanta também foi o ex-diretor executivo de criação global do Twitter, liderando seu primeiro lançamento de marca global. Ele também foi o líder global de criação na Beats by Dre da Apple. A carreira formativa de publicidade de Jayanta começou na The Martin Agency (Richmond, VA), Wieden+Kennedy (Portland, OR) e TBWA/Chiat/Day (Los Angeles, CA).

 

Entertainment Track

Entertainment Lions – Jae Goodman, CEO da Observatory (A Stagwell and CAA Company)

Jae Goodman é CEO da Observatory, uma agência para a era do conteúdo. A Observatory aproveita o poder da cultura popular para criar campanhas que geram resultados comerciais para as marcas líderes mundiais. Jae foi o primeiro presidente do júri do Entertainment Lions em 2016, venceu quatro Grand Prix em Cannes em diferentes categorias, com 26 Leões no total, e foi nomeado como uma das pessoas mais criativas da Fast Company nos negócios, Creative 100 da Adweek, Ad Age Criatividade 50 e Hot List da PR Week.

 

Entertainment Lions for Music – Wyclef Jean, presidente e chefe executivo de estratégia, da Carnival World Music Group

Wyclef Jean escreveu, atuou e produziu como superstar solo e fundador dos Fugees e tem sido uma força cultural pop consistentemente poderosa por mais de duas décadas. Em 1996, os Fugees lançaram seu álbum monumental The Score. Desde então, Wyclef lançou oito álbuns como artista solo que venderam quase nove milhões de cópias em todo o mundo. Jean já fez parte do júri do Entertainment Lions for Music e agora retorna em 2020 como presidente.

 

Entertainment Lions for Sport – Ben Hartman, chefe executivo de clientes da Octagon

Ben Hartman é o chefe executivo de clientes da Octagon, uma agência de criação com especialização em esportes e entretenimento. Ben é visto como uma das estrelas da próxima geração de líderes do setor e supervisiona uma equipe na APAC. Ben trabalhou em campanhas premiadas em nome de marcas como Unilever, Standard Chartered Bank e Mastercard, vencendo várias vezes no Cannes Lions. Ele também foi membro do júri inaugural do Cannes Lions Entertainment Lion for Sport.

 

Experience Track

Brand Experience & Activation Lions – Vicki Maguire, chefe executiva de criação da Havas

Maguire é uma das criativas mais premiadas da indústria atualmente. Ela também é um dos poucos criativos a serem premiados fora da indústria, ganhando o British Comedy Award por The Angina Monologues, um programa que foi ao ar no dia de Natal para um público de 7 milhões de pessoas. Uma defensora vocal da diversidade e inclusão, Vicki foi a primeira cadeira feminina do Creative Circle e ajudou a estabelecer a fundação do Creative Circle, uma instituição de caridade que ajuda a financiar estudantes de diversas origens para entrar na indústria.

Creative Business Transformation Lions – Geoff Northcutt, chefe executivo global de experience & sócio gerente da AKQA

Geoff Northcutt lidera a região da Europa, Oriente Médio e África como sócio-gerente no Conselho Executivo da AKQA, bem como lidera a estratégia e as capacidades de experiência da AKQA globalmente como diretor de experiência. A AKQA foi a vencedora de dois Grands Prix no Cannes Lions mais recente e é classificada como pioneira tanto no Quadrante Mágico de Agências de Marketing Global da Gartner e no Mercado de Experiência do Cliente da IDC, bem como um dos Melhores Locais de Trabalho para Inovadores da Fast Company. Geoff ingressou na AKQA em 2007 como diretor de contas da Nike, criando uma série de experiências e serviços premiados no Cannes Lions. Durante seu tempo na AKQA, Geoff ajudou a lançar e desenvolver uma série de estúdios da AKQA, incluindo Portland, Tóquio e São Paulo.

 

Creative eCommerce Lions – Tiffany Rolfe, chefe executiva global de criação da R/GA

Como diretora de criação global dos EUA, Rolfe defende a visão criativa da R/GA em seus seis escritórios nos EUA. Ela trabalha em parceria com Richard Ting, EVP Global Chief Experience Officer + US Chief Creative Officer, para liderar equipes criativas que trabalham na interseção de negócios e cultura para entregar trabalho transformacional para clientes globais. Ela foi nomeada uma das “Women to Watch” da Ad Age e atualmente faz parte da diretoria do The One Club e do Comitê de Criação do Conselho de Anúncios. Tiffany é bem conhecida por desenvolver soluções criativas estratégicas que levam a negócios e impacto cultural, e ela traz mais de 20 anos de design e experiência criativa.

 

Good Track

Glass: The Lion for Change – Bozoma Saint John, chefe executiva global de marketing da Netflix

Bozoma Saint John foi nomeada CMO da Netflix em junho de 2020. Anteriormente, ela ocupou a mesma função na Endeavor, depois de atuar como a primeira Diretora de Marca da Uber. Sua carreira de marketing de 20 anos também inclui cargos como Chefe de Marketing de Consumo Global da Apple Music e iTunes, e Chefe do Grupo de Marketing de Música e Entretenimento na Pepsi-Cola na América do Norte. Bozoma foi reconhecida por seu trabalho inovador tanto pela indústria quanto por seus pares, tendo sido introduzida no Hall of Achievement da American Advertising Federation em 2014. Além disso, Bozoma atua nos conselhos de Girls Who Code e Vital Voices e, em março de 2017, ela foi nomeada Henry Crown Fellow pelo Aspen Institute. Possui bacharelado em inglês e Estudos Afro-Americanos da Wesleyan University.

Sustainable Development Goals Lions – Eduardo Maruri, vice-presidente do conselho global de criação & presidente/CEO Europa da Grey Worldwide

Em 2012, Maruri Grey conquistou o primeiro Leão do Equador. Aquela conquista, um Ouro, está localizado no Museu do Palácio Presidencial. Nos últimos 8 anos, diferentes escritórios sob sua liderança criativa direta acumularam 109 Leões, incluindo 21 Ouro, 2 Grands Prix e dois reconhecimentos de Rede Regional do Ano. Maruri é o fundador e CCO da Maruri Grey no Equador, bem como presidente e CEO da Grey Latin America, presidente e CEO da Grey Europe e vice-presidente do Grey Global Creative Board. Eduardo já foi político, deputado eleito e membro da Assembleia Constituinte.

 

Health Track

Health & Wellness Lions – Tom Richards, chefe executivo global de criação da 21GRAMS

Tom odeia escrever na terceira pessoa, então ele trouxe alguns amigos para ajudá-lo. Sua mãe disse que tem muito orgulho dele, embora não tenha certeza do que ele realmente faz. Sua esposa, bem, ela nunca o vê. Seus filhos negam que são seus críticos mais severos (mas são). Seus clientes falam muito bem de seu cérebro publicitário. Seus colegas mencionam que é uma alegria trabalhar e compartilhar etapas de premiação com ele. Sua agência anterior disse estar muito feliz por ser a Healthcare Agency of The Year. As pessoas que seu trabalho tocou sem dúvida diriam as coisas mais gentis se não estivessem lá curtindo a vida. E os júris de prêmios continuam convidando-o de volta, o que parece dizer bastante.

Pharma Lions – Anne de Schweinitz, diretora gerente global, Healthcare da FleishmanHillard

Por quatro anos consecutivos, Anne foi homenageada como uma das pessoas mais influentes em comunicações de saúde em Marketing e Mídia Médica e no “Health Influencer 50” da PR Week. Em 2016, ela serviu no júri do Pharma Lions e como presidente do júri da área de saúde para os prêmios eurobest. Anne de Schweinitz lidera uma equipe premiada de mais de 300 especialistas em comunicação de saúde em todo o mundo no braço de saúde da FleishmanHillard.

Innovation Track

Innovation Lions – Claudia Cristovao, Chefe do Google Brand Studio

Cristovao já fez parte do júri do Titanium Lions e retorna para liderar o Innovation Lions como presidente em 2020. Ela foi palestrante convidada no Cannes Lions e no Spikes Asia. Cristovao trabalhou como escritora, desenvolvedora de marca e diretora criativa para uma série de marcas globais, incluindo Google, Honda e AMEX. Seus projetos examinam disciplinas de instalações de arte a experiências digitais e transformação de negócios e seu trabalho artístico foi exibido em todo o mundo.

 

Impact Track

Creative Effectiveness Lions – Ann Mukherjee, presidente e CEO na Pernod Ricard NA

Em sua notável carreira, Mukherjee recebeu diversos prêmios do Lions. Ela foi nomeada pelo Business Insider como um dos 100 CMOs mais inovadores do mundo. Ela também foi nomeada Ad Age Women to Watch, Brand Week Marketer of the Year, e na lista Forbes Top 50 Most Influential CMOs. Também foi membro do Júri de Creative Effectiveness em 2017.

Reach Track

Creative Data Lions – Maurice Riley, chefe executivo de dados da Digitas

Riley liderou o desenvolvimento de dados criativos ao longo de sua carreira. Ele entregou dados criativos para P&G, BMW, Campbell’s Arnott’s, Virgin Australia, Samsung e Tourism Australia. Seus prêmios incluem vários Leões e ele já participou como jurado em Creative Data no Festival. Tem sido um palestrante convidado em muitas conferências ao redor do mundo.

 

Creative Strategy Lions – Suzanne Powers, chefe executive global de estratégia da McCann Worldgroup

Na McCann Worldgroup, Powers é responsável pelo desenvolvimento estratégico da empresa e das marcas de seus clientes em todas as regiões e agências. Sob sua liderança, a McCann foi classificada como a rede de agências de publicidade número 1 em eficácia criativa no ranking WARC Effective 100 de 2019. Como uma conhecida defensora de ideias de talento e criatividade, ela foi nomeada “2019 Chief Strategy Office of the Year” pela Ad Age.

 

Direct Lions – Reed Collins, executivo chefe de criação da Ogilvy

Reed Collins produziu ideias premiadas em cinco continentes. Como CCO da Ogilvy Asia, ele supervisiona a região na criação de trabalhos para a Coca Cola, KFC, Altoids, Fox Sports, Ikea, Lego, Volkswagen, Nintendo e Greenpeace. Em 2001, Reed foi o criativo mais premiado do mundo por sua campanha da Fox Sports, de acordo com o Gunn Report, e foi, mais recentemente, eleito a Pessoa Criativa do Ano da China pela Campaign Magazine.

 

Media Lions – Philippa Brown, CEO global da PHD

Como CEO, Brown supervisiona o funcionamento da rede global da PHD Worldwide, que consiste em cerca de 6 mil funcionários em 100 escritórios. Brown assumiu o comando em julho de 2019. Desde então, ela tem sido fundamental para transformar a abordagem da rede para ajudar as marcas a criar e aproveitar ideias que vão além das expectativas, bem como ideias que lhes permitem dar um salto acima de seus concorrentes e desfrutar de um crescimento desproporcional.

PR Lions – Gail Heimann, presidente & CEO da Weber Shandwick

Sob a liderança de Heimann, a Weber Shandwick ganhou quase 100 Leões no Festival em parceria com marcas líderes em todo o mundo. Gail atuou em três júris no Cannes Lions: Presidente do Júri de PR em 2012; membro do júri inaugural de Glass: The Lion for Change em 2014, e membro do júri do Titanium Lions em 2018. Gail é presidente do Conselho de PR e faz parte do conselho da Fundação LAGRANT. Ela foi nomeada Profissional de Agência Global do Ano da PRWeek em 2019. No início de sua carreira, foi reconhecida como uma Ad Age “Woman to Watch”.

 

Social & Influencer Lions – Debbi Vandeven, executiva chefe global de criação da VMLY&R

Sob a liderança de Vandeven, a VMLY&R experimentou um crescimento e reconhecimento sem precedentes, ganhando uma série de prêmios importantes. No Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions em 2019, a agência recebeu 31 Leões, incluindo dois cobiçados Grands Prix em Glass: The Lion for Change and Social & Influencer; 69 shortlists, bem como Agência do Ano no Reach e Good Tracks.

 

Mais informações em português: clelia.salgado@estadao.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *