Brasil garante Grand Prix na categoria Glass: The Lion for Change – Cannes Lions

 

Em último dia de Cannes Lions, a campanha da VMLY&R garantiu um prêmio inédito ao país

São Paulo, junho de 2021 – O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, comunica os vencedores do último dia de Cannes Lions Live. Entre os vitoriosos desta sexta-feira (25), o Brasil conquistou um Grand Prix inédito na categoria Glass: The Lion for Change. Os jurados avaliaram as categorias Film Lions, Titanium Lions e Sustainable Development Goals Lions, bem como Glass: The Lion for Change, além dos vencedores dos Prêmios Especiais para 2020/2021 e do Grand Prix for Good.

Dirigindo-se em tempo real ao público do Cannes Lions – durante a premiação, Simon Cook, diretor administrativo do LIONS, disse: “nos últimos cinco dias, vimos o retorno da referência criativa global e os trabalhos vencedores que definem o padrão para todos na indústria. Assistimos palestras inspiradoras, participamos de programas de aprendizagem, celebramos a excelência criativa por meio de nossos shows de premiação e debriefs – e nos reunimos como uma comunidade, unidos pela crença de que a criatividade tem o poder de construir negócios, moldar a sociedade e mudar o mundo para o melhor.”

Um total de 478 jurados de 55 países estiveram envolvidos no julgamento dos Leões e na formação de uma nova referência em excelência criativa, foram premiados um total de 982 Leões divididos em 53 países.

Categorias avaliadas

Em Film Lions, a qual analisa a criatividade da imagem em movimento, foram recebidas 2.726 inscrições resultando em 83 Leões, sendo 8 de ouro, 25 de prata e 47 de bronze. Três Grands Prix foram atribuídos nesta categoria: ‘Crocodile Inside’ da BETC Paris/França, para a Lacoste; ‘Nike: You Can’t Stop Us’ da Wieden+Kenndy (Portland/EUA), para a Nike; e ‘#WombStories’ da AMV BBDO London/RU, para a Essity.

A Titanium Lions, que homenageia a criatividade revolucionária, premiou 7 Leões de 196 inscrições recebidas. Apenas um Grand Prix foi entregue nesta categoria, com a campanha #WombPainStories’ da AMV BBDO Londo/RU, para a Essity. Este trabalho inovador usou a tecnologia True View e animadoras femininas de classe mundial para narrar as experiências das mulheres. Falando sobre apenas uma das razões pelas quais esta peça era digna do Grand Prix de Titanium, a presidente do júri, Susan Credle, diretora de criação global da FCB, disse: “Este trabalho vai ensinar as mulheres sobre seus corpos e ensinar os médicos sobre os corpos das mulheres, e para nós (o júri) isso foi excepcional. Na verdade, sentimos que poderíamos ver livros médicos sendo reescritos por causa dessa campanha.”

Na categoria Glass: The Lion for Change, que celebra a criatividade que muda a cultura, o Brasil conquistou um Grand Prix inédito com a campanha ‘I am’ feita pela VMLY&R Brasil, de São Paulo, para a Starbucks. O trabalho apresentado mostra uma loja Starbucks sendo transformada em um cartório onde as pessoas trans podiam, legalmente, mudar de nome de forma gratuita, reforçando o posicionamento das lojas da rede enquanto espaços em que sempre serão bem-vindos para serem quem realmente são. Foram 187 inscrições recebidas e 7 Leões foram entregues pelo júri: 2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze.

Em Sustainable Development Goals Lions, a qual analisa a resolução criativa para problemas, soluções ou outras iniciativas que transformem a criatividade em impacto positivo; recebeu 736 inscrições e 20 Leões premiados, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 12 de bronze.  O Grand Prix foi apresentado a ‘The 2030 Calculator’ da Doconomy, Stockholm/FARM, Estocolmo – Suécia. O presidente do júri, Eduardo Maruri, VP global do conselho diretivo e presidente/CEO Europa na Gray Worldwide, disse: “ele atendeu a todos os critérios que nós, como júri, concordamos no início: escalável, atinge vários objetivos de desenvolvimento sustentável e é uma solução, não um problema de consciência. Acho que o Doconomy Calculator tem o potencial de realmente mudar o mundo.”

Para esta categoria, o Cannes Lions fez uma parceria com a Parley for the Oceans para fazer os icônicos troféus com Parley Ocean Plastic®, um produto totalmente derivado de redes de pesca recuperadas.

O Grand Prix for Good – concedido a um trabalho vencedor do Leão de Ouro incapaz de ganhar um Grand Prix em sua categoria porque foi criado para uma organização sem fins lucrativos ou de caridade – foi entregue a ‘#StillSpeakingUp DeepTruth’ das Publicis México e Publicis Letônia (Riga), para a Propuesta Cívica+Reporters Sans Frontieres, o primeiro Grande Prêmio da Letônia.

Abaixo, a entrega dos Prêmios Especiais da edição:

Holding Company of the Festival 2020/21

1 – WPP

2 – Omnicom

3 – Interpublic Group

Network of the Festival 2020/21

1 – FCB

2 – Ogilvy

3 – BBDO Worldwide

Agency of the Festival 2020/21

1 – AMV BBDO, London, RU

2 – Publicis Italy, Milan, Itália

3 – FCB Chicago, EUA

Independent Agency of the Festival 2020/21

1 – Wieden+Kennedy, Portland, EUA

2 – The Bloc, New York, EUA

3 – Rethink, Toronto, Canadá

Palme D’Or 2020/21

1 – Chelsea Pictures, EUA

2 – Pulse Films, EUA

3 – Division, França

4 – Smuggler, EUA

5 – Prettybird, EUA

Creative brand of the Festival 2020/21

1 – Burger King

2 – Bodyform/Libresse

3 – Dove

Agency of the Festival by track 2020/21 – Communication

Publicis Italy, Milan, Itália

Agency of the Festival by track 2020/21 – Craft

AMV BBDO, London, RU

Agency of the Festival by track 2020/21 – Entertainment

72andSunny, Los Angeles, EUA

Agency of the Festival by track 2020/21 – Experience

McCANN, New York, EUA

Agency of the Festival by track 2020/21 – Good

VMLY&R Brazil, São Paulo, Brasil

Agency of the Festival by track 2020/21 – Reach

FCB Chicago, EUA

Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Communication

Wieden+Kennedy, Portland, EUA

Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Craft

Work & Co, New York, EUA

Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Entertainment

=1. Edelman, London, RU

=1. GUT, São Paulo, Brasil

Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Experience

Uncommon, London, RU

Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Good

FARM, Stockholm, Suécia

 Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Reach

GUT, Miami, EUA

O Cannes Lions Live chega ao fim hoje. Todos os membros do LIONS podem visualizar todo o trabalho vencedor, bem como todo o conteúdo do programa sob demanda. Descubra mais sobre o LIONS Membership aqui.

Lions Membership

O LIONS Membership é para todos, durante todo o ano. Junte-se à comunidade global no lar da criatividade – com acesso à educação, às especialidades, aos conselhos e às habilidades que levam a descobertas criativas – mas, o mais importante, uns aos outros. Uma comunidade unida em sua missão de impulsionar o progresso por meio da criatividade todos os dias do ano. Todos os vencedores Leões, passados e presentes, serão presenteados de forma gratuita LIONS Membership.

Sobre o Cannes Lions Live

O Cannes Lions Live trará excelentes conteúdos ao vivo e sob demanda e experiências fornecidas por talentos excepcionais, além de revelar, analisar e celebrar os vencedores dos Leões. O acesso ao Cannes Lions Live está incluído na taxa de associação ao LIONS Membership. O LIONS Membership, lançado em maio, reunirá a maior rede criativa de pessoas e empresas do mundo para impulsionar o progresso profissional, pessoal e social por meio da criatividade.

Todos os associados do LIONS recebem acesso gratuito ao Cannes Lions Live como parte de sua associação.

A associação anual do LIONS custa €249. Todos os vencedores do Leão, antigos e atuais, serão associados como cortesia.

live.canneslions.com

Sobre o LIONS

Considerado o lar da criatividade, o LIONS impulsiona o segmento de marketing da Ascential e é um destino para quem está no negócio da criatividade. Como referência definitiva de excelência criativa e com acesso incomparável a insights dos bastidores, o LIONS oferece àqueles que buscam a excelência criativa tudo o que precisam, em qualquer estágio em que estejam e onde quer que estejam. Nosso festival anual de cinco dias, Cannes Lions, é o ponto de encontro da comunidade de marketing criativo global e uma celebração do trabalho mais excelente e eficaz do mundo.

O LIONS faz parte da Ascential. A Ascential fornece informações especializadas, análises e plataformas de otimização de comércio eletrônico para as principais marcas de consumo do mundo e seus ecossistemas.

Nossos negócios de classe mundial melhoram o desempenho e oferecem soluções para nossos clientes, fornecendo informações imediatamente acionáveis combinadas com pensamento visionário de longo prazo em comércio digital, design de produto e marketing. Também atendemos clientes em serviços financeiros e de varejo.

Com mais de 2.000 funcionários em cinco continentes, combinamos experiência local com uma presença global para clientes em mais de 120 países.

A Ascential está listada na Bolsa de Valores de Londres.

www.lionscreativity.com | www.canneslions.com | www.ascential.com

Para mais informações

clelia.salgado@estadao.com

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