Guia de Categorias Lions Health

Dicas que você precisa saber na hora de inscrever a sua campanha.

Elaborado por Guilherme da Luz, exclusivamente para O Estado de S. Paulo, este guia tem o objetivo de auxiliar as agências a  conhecerem melhor as características de cada categoria do Lions Health, para facilitar sua inscrição no Festival.

O Guia também dá excelentes dicas para você preparar as peças de apresentação e os “cases”, exemplificando também algumas subcategorias que merecem um maior destaque. Além disso, este material também mostra alguns detalhes importantes que os jurados de cada categoria vão observar e avaliar em cada peça publicitária.

Guilherme da Luz, formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), já trabalhou como redator em várias agências de propaganda em Santa Catarina e como freelancer na Raap, VCCP e Tequila, em Londres. Participou da organização oficial dos festivais D&AD de Londres  e Cannes Lions.

 

Lions Health 

A) Entenda o Festival e comece já a preparar a sua inscrição.

Introdução

Lions Health é o  festival de comunicação que foi realizado pela primeira vez em 2014, paralelamente ao Cannes Lions, premiando campanhas voltadas ao mercado de HealthCare, representando os setores da Saúde e Bem-estar)

O Festival

O Lions Health é dividido em duas categorias: Pharma e Health & Wellness.

Pharma

– Campanhas de produtos e serviços voltados à indústria farmacêutica. A sessão Pharma é divida em duas subcategorias e que são relacionadas a dois públicos diferentes: (A) profissionais da área da saúde e (B) consumidor final.

A) As subcategorias da sessão A são relacionadas à campanhas que são produzidas exclusivamente para chamar a atenção de profissionais da área da saúde e incluem: produtos farmacêuticos, vacinas, biotecnologia, diagnósticos, equipamentos médicos, uso veterinário, educação, serviços e outros.

B) As subcategorias da sessão B são relacionadas à campanhas que são produzidas exclusivamente para chamar a atenção do consumidor final na comunicação de produtos e serviços que incluem: produtos farmacêuticos, vacinas, biotecnologia, diagnósticos, equipamentos médicos, veterinária,  educação, serviços e outros.

Health & Wellness

–     Campanhas de produtos e serviços que não requerem a prescrição de receita médica mas que contribuem para a boa saúde e bem-estar das pessoas. A sessão Health & Wellness é dividida em duas subcategorias: (A) Produtos e (B) Educação e serviços.

A) As subcategorias da sessão A são relacionadas a produtos e serviços tais como: higiene oral, aplicações, produtos, aparelhos, nutracêuticos, uso veterinário e outros.

B) As subcategorias da sessão B são relacionadas à área da educação e serviços, tais como: educação & consciência social, clínica e hospitais, seguros, e outros.

B) Entenda melhor sobre as categorias, formatos e referências:

Em qual categoria e subcategoria você deve inscrever as suas peças?

Escolha a categoria e subcategoria que possui maior relevância com a comunicação do seu produto ou serviço para ter maiores chances de ter a sua campanha premiada.

Conheça o grupo de produtos e serviços de cada subcategoria relacionada:

O hotsite do Lions Health apresenta uma página com os Grupo de Produtos e Serviços para as categorias Pharma e Health & Wellness. Isso significa que a subcategoria do produto ou serviço relacionado à sua inscrição estará nesta lista.

Por exemplo: Plano de Saúde (B03), Hospital (B02), Remédio para animais (A05), Teste para gravidez (A03), etc.

Se o seu produto ou serviço não está nesta lista, entre em contato com a equipe do Lions Health para ter uma orientação mais exata para inscrever a sua campanha na categoria correta.

Qual é o formato de mídia da sua inscrição?:

Cada meio de comunicação (Broadcast, Print, Outdoor, Direct & Promo, Digital and Mobile, PR and Integrated)  possui uma orientação sobre como você deve preparar a sua inscrição e o formato de cada material a ser enviado. Lembre-se de enviar exatamente o que é solicitado para não ter desvantagens na hora da votação.

Confira aqui a lista com as especificações de acordo com cada formato de mídia.

Como saber se a sua peça tem chances de ser premiada?

Para nivelar a qualidade das campanhas premiadas, a organização do Cannes Lions tenta usar como parâmetro as campanhas que receberam prêmios nas edições anteriores para estabelecer um critério de qualidade. Já que o Lions Health é um festival inédito, é interessante que você acompanhe os trabalhos premiados nos anos anteriores em outros Festivais e também nas subcategorias do Cannes Lions e que apresentam similaridade com as campanhas deste Festival.

Onde você pode buscar referências de festivais relacionados a HealthCare?

1) The Global Awards – Festival Internacional que já teve 19 edições e que premia campanhas voltadas à Healtcare & Wellness.

Confira os vencedores da edição de 2013 aqui.

2) IAC – Internet Advertising Competition – É um festival voltado exclusivamente para a mídia online e premia as campanhas do segmento HealthCare através dos seguintes critérios: criatividade, inovação, impacto, design, redação, uso da mídia e penetração da marca.

Clique aqui para conferir os últimos premiados na categoria HealthCare.

3) IPA (Institute of Practitioners in Advertising) – O IPA premia o melhor da critividade no setor da saúde há 17 anos. O Festival se divide nas seguintes categorias: Profissionais da área da saúde, Consumidores e B2B. Confira aqui os trabalhos premiados.

4) Clio Awards – É considerado um dos mais importantes festivais de propaganda e possui um festival que é voltado exclusivamente para HealthCare. Confira aqui os últimos vencedores.

5) Aster Awards (Excelência em Marketing na área da saúde) – É um festival que também premia trabalhos desenvolvidos na área da saúde. Confirma aqui os trabalhos premiados.

7)  MM&M – Festival que premia campanhas publicitárias do setor HealthCare. Confira aqui alguns trabalhos vencedores. 

C) Passo-a-passo para a sua inscrição:

1) Faça a inscrição da sua agência ou empresa de comunicação no Lions Health site. Você receberá um login de usuário e senha.

2) Coloque os dados completos da sua empresa. Se ela pertence a algum grupo nacional/internacional, selecione através das opções (Agency Network/Holding Company)

3) De acordo com o formato da sua inscrição, selecione a Categoria (Section),  Grupo de Produtos (Product Group) e o Formato de Mídia (Media Channel)

4) Observe o tipo e formato de material que é necessário para você completar a sua inscrição. A Imagem é digital? O tamanho é 300 dpi? Qual é o tamanho de arquivo? É preciso enviar Amostra? Tem Vídeo-Case? Tempo de duração do vídeo-case? Tem Material de apresentação?

5) A inscrição é uma peça única ou faz parte de uma campanha?

6) Detalhes da campanha (Cliente/Produto/Data de Veiculação/Local de Veiculação)

7) Dados da agência (Nome/Endereço, Cidade, etc…)

8) Nome da Produtora (Se necessário)

9) Créditos – Lista com os nomes de todos os principais profissionais que estiveram envolvidos no desenvolvimento da campanha ou na peça publicitária. Normalmente você precisará de mais tempo para coletar todos os nomes com o cliente, agência, produtora, etc. Confira se você tem a relação de todos os profissionais responsáveis pela campanha e faça isso com antecedência!

10) Contato na empresa – É o responsável pela inscrição das peças publicitárias no Festival. Mantenha o seu telefone de contato disponível principalmente na semana do evento em caso de algum jurado ter dúvidas sobre a sua campanha e ter interesse em saber maiores detalhes.

11) Dados do Cliente – Preencha com os dados completos do cliente e informe que ele pode ser também contatado pelos jurados em caso de dúvidas em relação a inscrição.

12) Cada formato de mídia possui os requerimentos necessários para a descrição da peça ou campanha publicitária. Lembre-se de apresentar uma perfeita tradução, caprichar na peça de apresentação, deixar o vídeo de apresentação curto e direto, enviar amostras de folhetos, cartões e qualquer outro tipo de material para ser manuseado pelos jurados. Leia as dicas completas para fortalecer a sua inscrição em nossa sessão: “Dicas para fortalecer a sua inscrição”.

13) Faça algumas “inscrições falsas”, preenchendo as lacunas com qualquer coisa, para você começar a entender todo o processo de inscrição. Mantenha o formato correto de endereço de e-mail com arroba, números de telefones, etc. Não esqueça de modificar ou deletar antes do pagamento!

D) Dicas para fortalecer a sua inscrição:

*As dicas de (1 a 9) são válidas principalmente para a produção dos vídeos de apresentação e que são muito importantes para as seguintes mídias: Broadcast (Cinema, TV, Other Film Content), Direct and Promo & Activation, Outdoor (Ambient Entries), PR, Digital, Mobile e Integrated.

1 – Tudo está na história a ser contada – conte-a bem e entretenha o jurado.

2 – Seja curto e amável –  Tente contar a sua campanha em 2 minutos como diz o regulamento. Jamais ultrapasse 3 minutos. Assim você evita a dispersão dos jurados e agrega as principais informações ao seu vídeo.

3 – Os primeiros trinta segundos são críticos. Muitas vezes, este tempo é suficiente para que o jurado goste ou não da sua campanha.

4 – Projete a sua submissão – se tiver mandando a mesma peça para diversas categorias, faça mudanças porque a história precisa fazer sentido.

5 – Inclua a cultura e o contexto do seu trabalho para que ele possa ser compreendido e para mostrar o seu valor.

6 – Não coloque todos os jargões da indústria.

7 – Venda a sua campanha com estratégia, com muito insight e detalhes e também com paixão.

8 – Evite uma estrutura burocrática para destacar a sua ideia. Faça sorrir, faça chorar, emocione o jurado.

9 – Mostre como a marca trabalhou com sucesso para desenvolver e criar um conteúdo de entretenimento que atraia o seu público, interconectando histórias de pessoas com histórias de produtos, de uma forma verdadeira, orgânica e natural. Isso pode ser feito através da criação de um conteúdo original ou uma programação que integre de forma natural uma marca e envolva os consumidores, criando uma relação de sinergia entre eles.

*As dicas de (10 a 19) são válidas principalmente para as seguintes mídias: Print, Outdoor e Direct and Promo & Activation.

10 – Capriche na tradução da sua campanha e não deixe de mencionar à parte os fatores culturais e locais que foram importantes na criação do conceito publicitário.

11 – Se sua ideia for baseada em um atributo cultural de um contexto específico, assegure-se de que você explicou isso, para que suas ideias não sejam apenas ideias limitadas a um local, e mais do que isso, que elas se tornem verdadeiramente universais.

12 – Mesmo não sendo obrigatório no Lions Health, é recomendável que você envie algumas amostras impressas para que os jurados possam visualizar melhor a sua peça. Escolha uma boa gramatura para imprimir a sua peça e apresente o seu layout com ótima qualidade de impressão. Lembre-se que a sua campanha será transportada e manuseada por várias vezes durante o Festival. Você não quer que a sua campanha chegue no short-list faltando um pedaço ou completamente amassada.

13 – Apresente um briefing bem claro e conciso para comunicar fatores culturais para a criação de um logo ou peça gráfica, por exemplo.

14 – Os jurados adoram tocar as peças, sentir e cheirar o seu produto. Não economize nas amostras. Mande as embalagens, pôsteres, folhetos, material impresso e tudo que foi feito para o jurado avaliar a sua peça. Se a ideia do seu cartão de visitas tem um efeito genial quando colocado na água, por exemplo, envie várias amostras, para que todos possam fazer o experimento. Se a sua mala-direta precisa ser rabiscada para revelar uma mensagem, mande também vários exemplos do “antes” e “depois” da manipulação da peça.

15 – Evite enviar peças grandes, pesadas e que podem ser danificadas no transporte. Lembre-se que a sua inscrição será primeiro enviada para Londres (sede do Cannes Lions), novamente embalada e em seguida irá para Cannes. Se a sua empresa, por exemplo, produziu uma peça frágil, de grande formato e você faz questão de enviar, faça uma maquete do produto.

16 – Tome cuidado com as embalagens com alimentos, que podem estragar facilmente. Você não quer causar uma má impressão por causa de um chocolate, queijo ou iogurte. Além disso, você poderá ter também problemas com a alfândega já que certos tipos de alimentos tem a entrada proibida na Inglaterra, onde fica o escritório do Lions Health. Se a sua ideia está no formato de um produto perecível, por exemplo, envie um molde!

17 – A sua peça de apresentação será a primeira impressão dos jurados pela sua ideia. Seja criativo, faça uma peça limpa e com ótimas imagens. Capriche na execução! Se a sua ideia é um cartão de visitas, crie, por exemplo, uma pequena bolsa mostrando o produto. Se for possível, mostre os efeitos do “antes” e “depois” quando uma peça interativa é manuseada.

18 – Defenda sua criação já na peça de apresentação, com as informações mais importantes da sua campanha. Não deixe isso para as informações adicionais, talvez os jurados não tenham tempo para analisar o seu vídeo-case.

19 – Convide o jurado através da peça de apresentação para tocar, sentir ou cheirar as suas amostras e também para assistir o seu vídeo através de um pequeno box com texto. Por exemplo: “This entry contain samples” ou “Please, watch the AVP”.

20 – Se for possível, faça um vídeo-case que seja curto e que explique todo o processo. Mencione o conceito, a solução e o resultado, com uma linguagem curta e universal.

*As dicas de (21 a 27) são válidas principalmente para as seguintes mídias: Digital, Mobile e Integrated.

21 – Certifique-se de fornecer algum contexto. Mostre como rolou localmente, como  as pessoas usaram isso localmente, qualquer coisa que dê uma indicação do que torna a sua submissão única.

22 – É importante no seu vídeo mostrar como sua aplicação funciona. Não faz mal filmar alguém usando o seu programa no telefone celular, de modo que o jurado possa ter uma ideia de como as pessoas realmente iriam interagir com ele.

23 – Confirme que você está adequando a submissão de forma que o jurado saiba exatamente no que você quer que ele preste atenção na sua aplicação.

24 – Seja claro para dar detalhes da criatividade e execução da ideia (usabilidade, experiência do usuário), a relevância da plataforma e os resultados, tanto quanto o nível de envolvimento do usuário e estatísticas, tais como resultados quantificáveis.

25 – Lembre-se de mostrar a ideia, a execução, a relevância na plataforma móvel e os resultados mensurados na ação.

26 – Mande a url que vai conduzir o jurado diretamente para o vídeo – case, aplicativos, websites, etc.

27 – Faça o upload do Case Film no Lions Health website com os arquivos no formato de MOV ou MP4. Não envie o seu Case Film por URL.

E) Referências para inspirar:

Cannes Lions – Print

“Youtube Views”, “Test”“Slides” para Aspirin and Cafiaspirin – Gold Lion, em 2013.

“Don’t think”, para Tulipan Condoms – Silver Lion, em 2013.

“Children” e “Shark” para Naldecon – Bronze Lion, em 2013.

Cannes Lions – Outdoor

“V”, para Schick Razors – Gold Lion, em 2013.

“Tissue”, para Allegra – Bronze, em 2013.

“Gauntlet”, para Signal – Bronze, em 2013.

Clio Awards

“True Cost”, para Sativex – Clio Award (Journal / Magazine)

“Spring”, para Nopikex Repelent – Clio Award (Journal / Magazine)

The Global Awards

“Immortals”, para Sport Club Recife (Campanha premiada também no Cannes Lions)

“Ugly Truth”, para Truth

“Grand Global”, para Idisfluconazole generic brand