Cannes Lions lança Leão para conscientizar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Novo Leão procura aproveitar o poder da indústria criativa para acelerar o progresso em direção ao alcance dos objetivos até 2030

Nova York, 14 de setembro de 2017 – Foi anunciado hoje, no início da 72ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que Cannes Lions vai lançar o Sustainable Development Goals Lion (Leão para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em 2018, marcando um novo estímulo para promover a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) que foram adotados por unanimidade pelos líderes mundiais nas Nações Unidas em 2015 e incentivar as indústrias criativas a celebrar e apoiar a sustentabilidade em todo o mundo.

Os 17 objetivos globais representam uma ambição coletiva para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos. O novo prêmio reconhecerá as melhores mentes criativas do mundo para o trabalho em que eles protegem os SDGs.

O Sustainable Development Goals Lion irá conscientizar as pessoas para os SDGs e procurar aproveitar o poder da indústria criativa global para acelerar o progresso em direção ao alcance dos objetivos até 2030. Todas as taxas de inscrição geradas pelo Sustainable Development Goals Lion serão doadas para projetos que promovam os objetivos, com base em consultas com potenciais beneficiários, tais como as Nações Unidas, agências das Nações Unidas e ONGs.

“No Cannes Lion sabemos que a criatividade pode ser uma força positiva para o bem, e o poder combinado do setor de comunicações é formidável. Os players importantes estiveram envolvidos com a iniciativa de metas globais das Nações Unidas há algum tempo e nos orgulhamos de poder dar ao trabalho deles uma plataforma. As marcas e outras organizações estão cada vez mais liderando ações que promovem o bem no mundo e iniciativas que impactam positivamente e aumentam a vida da comunidade global. Este prêmio vai comemorar e reconhecer aqueles que fazem exatamente isso,” disse Terry Savage, Presidente do Cannes Lions.

Duncan Painter, CEO da Ascential, complementou: “Em 2016, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, veio ao palco do Cannes Lions e pediu aos maiores criativos do mundo que se juntem para criar a maior campanha para a humanidade. Esta parceria é o próximo passo importante nesta jornada crucial para a humanidade e o planeta. O Sustainable Development Goals Lion reforçará a colaboração existente com a comunidade de publicidade através do Common Ground. A vice-secretária geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, que falou no Festival de Cannes Lions em junho de 2017, disse: “As Nações Unidas apoiam a iniciativa e congratula-se com o novo prêmio SDG Lion. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável descrevem uma visão universal, integrada e transformadora para um mundo melhor. Uma categoria de prêmios de tal relevância ajudará a ativar a comunidade criativa para ajudar a alcançar os SDGs através de seus recursos criativos e poder de comunicação.”

Claudia Romo Edelman, conselheira especial global para o UNICEF e fundadora/ anfitriã do podcast Global Goals distribuído pela CBS, tem sido fundamental no desenvolvimento desta iniciativa e servirá como assessora oficial do prêmio SDG Lion.

O Sustainable Development Goals Lion será desenvolvido com a contribuição da ONU e dos especialistas globais antes da abertura das inscrições em janeiro de 2018. Um júri dedicado e multidisciplinar de setores relevantes e especializações com experiência tanto na indústria como em questões globais julgará uma variedade internacional de trabalhos criativos de todo o mundo inscritos nas 17 categorias SDG em Cannes Lions no próximo ano.

A próxima edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade acontecerá em junho de 2018