Cannes Lions bate novo recorde de inscrições

 SP, 13/06/2016

 Festival recebeu mais de 43 mil registros, número  7% maior que edição passada e recorde histórico

O Estadão – representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil – informa que o festival teve aumento de 7% no total de peças inscritas este ano em relação a 2015. Para esta edição foram 43.101 trabalhos inscritos, contra 40.133 do ano passado, o que se caracteriza em recorde histórico de inscrições.

No geral, houve crescimento em 18 das 24 categorias, com destaque para Product Design Lions (92% de alta), e aumentos notáveis em prêmios associados às três competições especializadas: Lions Entertainment, Lions Innovation and Lions Health. Entertainment Lions (anteriormente denominado Branded Content & Entertainment) cresceu 32%, para 1.843 inscrições, enquanto que o novo Entertainment Lions for Music atraiu 637 inscrições em seu ano de estreia.

Os dois prêmios ligados ao Lions Innovation também apresentaram crescimento. Lançado no ano passado, as inscrições para o Creative Data Lions aumentaram 16% e houve um salto de 69% no Innovation Lions, refletindo a explosão contínua de dados e da criatividade liderada por tecnologia. “Estamos vendo evidências de que o papel de start-ups no ecossistema de comunicações de marca é a chave, com novas empresas e seus produtos não só alavancando inscrições para estes dois Lions como também em outras categorias”, disse Terry Savage, presidente do Lions Festivals.

Os Pharma Lions e Health & Wellness Lions, mais uma vez apresentaram um aumento significativo (+35% e +42%, respectivamente), com um número total de 2.607 trabalhos inscritos, um crescimento expressivo que Louise Benson, diretora do Festival Lions Health, atribuiu às características e o impacto do evento. “Ao celebrar a criatividade de mudança de vida, estamos desafiando as normas de uma indústria altamente regulamentada e acelerando a mudança. O número de inscrições é um poderoso sinal da crescente confiança criativa.”

Outras tendências incluíram forte apoio para Craft; o novo Digital Craft Lions recebeu 1.150 inscrições; Film Craft apresentou aumento de até 5%; e as categorias Craft dentro de outros Lions também se destacaram este ano.

“Estamos constantemente avaliando cada Lion, consultando a indústria para formar uma opinião sobre a forma como deve ser estruturado para refletir o panorama criativo e permanecer relevante. É importante que os Lions continuem a ser um indicador para a indústria, bem como uma referência criativa duradoura”, disse Philip Thomas, CEO do Lions Festivals. “Estes números são também um lembrete de que há altos e baixos, e que é sempre melhor ter uma visão de longo prazo. O Outdoor Lions é apenas um exemplo disso – uma queda de 11% no ano passado gerou comentários sobre o declínio no setor, mas este ano temos visto uma recuperação com 7% de aumento nas inscrições.”

A contagem total é a seguinte:

 

2015 2016
Creative Data Lions 619 715
Creative Effectiveness Lions 160  109
Cyber Lions 3.738 2.886 
Design Lions 2.409 2.857
Digital Craft Lions 1.150
Direct Lions 2.813 3.097
Entertainment Lions 1.394 1.843
Entertainment Lions for Music 637
Film Lions 3.070 2.801
Film Craft Lions 2.205 2.315
Glass: The Lion for Change 166 155
Health & Wellness Lions 1.430 2.024
Innovation Lions 226 381
Integrated Lions 279
Media Lions 3.179 2.986
Mobile Lions 1.246 1.259
Outdoor Lions 5.037 5.365
Pharma Lions 432 583
PR Lions 1.969 2.224
Print & Publishing Lions 4.470 3.775
Product Design Lions 280 538
Promo & Activation Lions 3.196 3.458
Radio Lions 1.720 1.410
Titanium Lions 374 254
TOTAL 40.133 43.101

 

Os 387 jurados de todos os júris começaram a avaliação dos trabalhos na terça-feira (14). Os primeiros resultados serão revelados no primeiro dia do 63° Festival Internacional de Criatividade, no sábado, 18 de junho, na cerimônia de premiação do Lions Health. Para mais informações, visite www.canneslions.com.